Filme: “Trygg Trafikk” Noruega/ Som: HTS BeSafe

As cadeiras auto viradas para a retaguarda são mais seguras

As colisões fontais são os acidentes mais prováveis, sendo também aquelas em que as forças de impacto são mais severas

Um acidente de automóvel é uma ocorrência imprevisível. Por isso, não é possível preparar ou ajustar a localização dos passageiros como medida preventiva. Assim, deve tomar-se sempre como base o pior cenário: uma colisão frontal. As colisões fontais são os acidentes mais prováveis, sendo também aquelas em que as forças de impacto são mais severas. A melhor forma de proteção numa colisão frontal é estar sentado virado para a retaguarda.

Viajar em cadeiras viradas para a retaguarda reduz consideravelmente a tensão sobre o pescoço

Se os músculos do pescoço de uma criança forem sujeitos a uma força demasiado intensa, as consequências poderão ser catastróficas. Se a criança estiver sentada numa posição virada para a retaguarda, a tensão sobre o pescoço será consideravelmente menor.

5Xsafer_mennesker-i-bilsete-rearfacing-vs-forwardfacing_medium

Numa colisão a 50 km/h (31 mph), a tensão sobre o pescoço de uma criança com 15 kg de peso, sentada virada para a frente, é equivalente a 180-220 kg. Caso a criança esteja virada para a retaguarda, a tensão reduz-se para 40-60 kg. Ao mesmo tempo, a criança ficará protegida de fragmentos projetados dentro do automóvel.

A cabeça do bebé representa uma grande parte do peso total do seu corpo

5xsafer_head_weight_proportions_medium

O corpo de uma criança não é uma cópia de um adulto. É importante ter isto em consideração. A principal diferença reside no tamanho da cabeça. Num bebé de 5 meses, a cabeça representa 25% do peso corporal. Num adulto, apenas 6%.

As estatísticas falam por si

Estudos independentes com base em acidentes de viação reais, conduzidos pela Volvo e pela Folksam, demonstram que uma criança com idade até 4 anos tem 5 vezes mais hipóteses de sobreviver e/ou evitar ferimentos graves se estiver virada para a retaguarda no automóvel, em vez de virada para a frente. Estudos de acidentes de viação realizados pela Volvo demonstraram que de entre as crianças do grupo etário 0-4 anos viradas para a retaguarda, apenas 8% sofreram ferimentos e tiveram que receber assistência médica. Das crianças do mesmo grupo etário viradas para a frente, 40% necessitaram de cuidados médicos.

5xsafer_tabel_medium_medium

Estudos independentes* com base em acidentes de viação reais demonstram que uma criança com idade até 4 anos tem 5 vezes mais hipóteses de sobreviver e/ou evitar ferimentos graves se estiver sentada virada para a retaguarda no automóvel, em vez de virada para a frente.

* Fonte: Volvo e Folksam

Virada para a retaguarda 8% Virada para a frente 40%

Estas estatísticas demonstram que as cadeiras auto viradas para a retaguarda são 5 vezes mais seguras do que as viradas para a frente.

Plus Test

A Suécia é líder mundial no domínio da segurança automóvel das crianças. Para permanecer na dianteira, o país criou o Plus Test – um dos testes mais exigentes do mundo para cadeiras auto. Poucas cadeiras passaram no Plus Test. Todas as que o conseguiram eram de instalação virada para a retaguarda.