Teste ADAC / Stiftung Warentest deste ano

Todas as primaveras, a ADAC / Stiftung Warentest e a Organização Internacional de Consumidores (ICRT) levam a cabo … o maior teste europeu de cadeiras auto para crianças. Os modelos mais recentes existentes no mercado são testados e classificados. Só em finais de maio, altura em que os resultados do teste são publicados, se fica a saber que cadeiras auto foram efetivamente testadas. No outono do mesmo ano, a ADAC / Stiftung Warentest anuncia ainda um suplemento ao mesmo teste.

Na edição da primavera de 2016, a BeSafe esteve presente com três produtos. Em primeiro lugar, com a cadeira iZi Kid X2-Size, lançada em finais de 2015 e, em segundo lugar, com o nosso novo conceito de cadeira auto iZi Modular, lançado no outono de 2015. O conceito iZi Modular não foi testado como um sistema único, mas sim como dois produtos separados: a cadeira auto para bebés iZi Go Modular i-Size com a base iZi Modular i-Size e a cadeira auto para crianças iZi Modular i-Size também com a base iZi Modular i-Size.

Quem são a ICRT, a ADAC e a Stiftung Warentest?

A ICRT, Organização Internacional de Investigação e Testes para o Consumidor, é líder mundial na realização de testes e na definição de protocolos de teste para os diversos grupos de produtos. Por exemplo, a ICRT é membro fundador da Euro NCAP, um dos programas de testes a automóveis mais importantes do mundo. Os testes às cadeiras auto da ICRT são definidos e realizados juntamente com a Stiftung Warentest.
Após os testes, os resultados são publicados pelos organismos nacionais de cada país, por exemplo, a “Råd och Rön” na Suécia e a “Which” no Reino Unido.

A Stiftung Warentest é uma organização independente e a principal empresa alemã de testes orientados para o consumidor. Não permite nenhum tipo de publicidade e é parcialmente financiada pelo erário público, garantindo assim a sua independência.
Todos os anos, realiza testes a cadeiras auto juntamente com a ADAC.

A ADAC é uma organização que representa os interesses dos proprietários de automóveis na Alemanha e que organiza os testes de cadeiras auto para crianças. Com mais de 16 milhões de membros e uma revista com tiragem de 14 000 000 de exemplares, é a maior organização europeia da indústria automóvel. A ADAC é reconhecidamente uma das mais importantes organizações a efetuar testes em cadeiras auto para crianças.

Critérios e avaliações

O teste realizado pela ADAC é considerado extremamente rigoroso. A velocidade e as cargas excedem as do sistema de aprovação das Normas Europeias e encontram-se quase ao mesmo nível que os testes EuroNCAP referentes aos automóveis. O teste é essencialmente constituído por dois tipos de teste de impacto, frontal e lateral.

Além disso, é realizado com carroçarias reais, de modo que os resultados sejam o mais realistas possível. A carroçaria utilizada no teste deste ano foi a do novo Golf. Os manequins de ensaio utilizados pertencem à mais recente geração de manequins Q e fornecem informações muito detalhadas.

O teste possui, contudo, uma outra parte centrada em avaliações mais subjetivas. Nesta, são avaliados aspetos como a facilidade de utilização, os riscos de utilização incorreta, o conforto da criança, a qualidade do revestimento, a técnica, o espaço no automóvel, o manual de instruções, a facilidade de limpeza, etc.

Estes são, naturalmente, aspetos que também devem ser levados em conta quando avaliamos uma cadeira auto. Ainda assim, mesmo que as duas partes que constituem o teste se revelem ocasionalmente contraditórias e que, nos seus testes, a ADAC e a Stiftung atribuam o mesmo peso a ambas as partes… A segurança é sempre o elemento mais importante para a BeSafe.

A última parte do teste consiste na verificação da presença de substâncias perigosas na composição das cadeiras. Esta é uma verificação importante e que, como temos vindo a constatar, pode colocar sérios desafios a algumas cadeiras.

Cadeiras auto BeSafe com resultados excelentes em matéria de segurança

A edição da primavera do teste a cadeiras auto da Stiftung Warentest e da ADAC foi publicada a 24 de maio. É com orgulho que anunciamos que a BeSafe iZi Kid X2 i-Size obteve um fantástico resultado e foi considerada a Vencedora do Teste.

A cadeira auto BeSafe iZi Kid X2 i-Size, já aprovada no Teste ‘PLUS’, obteve o surpreendente resultado de 1.1, que é, de longe, o melhor resultado de segurança alguma vez obtido pelas 66 cadeiras auto testadas no Grupo de 1-4 anos e registado no atual arquivo da ADAC.

O nosso inovador conceito Modular foi igualmente testado e, também aqui, as cadeiras BeSafe obtiveram excelentes resultados de segurança, com classificações “Muito Bom” e “Bom” e uma classificação geral de “Bom” para todos os elementos do conceito.