Duas famílias fazem-se à estrada na Noruega. Esperam-lhes muitos planos para pequenas aventuras em automóvel. Acompanhe-os!

Parte 1: Apontamentos da Estrada

(E como viajar com crianças da forma adequada)

Quantos mais melhor! Viajar com outra família é muito divertido e muito mais fácil para todos. A nossa experiência diz-nos que existem menos discussões e mais brincadeiras, tanto para os adultos como para as crianças. Todos ganham!

Antes de partirmos, abastecemo-nos de café/smoothies e bolinhos… sem esquecer os carinhos, claro!

Apontar na direção correta!

Brincar com o pai no ferry! Todos adoraram o facto de a viagem começar pelo mar. Há muitas coisas para ver. E é ótimo apanhar um pouco de ar antes de entrar no carro!

Um pouco de diversão no carro, brinquedos e livros de fantasia. Também tínhamos audiolivros que todos adoraram. Deixámos o iPad em casa, mas podíamos tê-lo trazido, desde que tivéssemos uma daquelas fantásticas capas para iPad, para garantir a segurança das crianças em caso de acidente!

É uma sensação fantástica poder parar onde e quando queremos! Passámos por um café no qual tivemos mesmo de parar; o facto de servirem gaufres quentes também ajudou.

E ainda fizemos alguns novos amigos no caminho… como podem imaginar, foi um dos pontos altos da nossa viagem. Fizemos festas às ovelhas e as crianças deram-lhes erva e flores para comer.

Parar para cheirar as flores… e comer um gelado.

Fizemos mais uma paragem numa praia linda, com vistas espetaculares. Naturalmente, as crianças estavam mais interessadas em apanhar caranguejos e procurar conchas; cada um divertiu-se à sua maneira. Alguns de nós até foram nadar.

Trouxemos algumas coisas para brincar enquanto estamos de viagem. Nada muito grande, mas coisas que sabíamos que as crianças iam gostar, como material de pesca e pequenos barcos de madeira para a praia.

De regresso à estrada, voltamos a entrar no ferry de caminho a casa.

As viagens em ferry são quase as nossas favoritas, porque se diferenciam do resto da viagem. Recorde que deve fazer pausas regulares ao longo da viagem, sobretudo se viajar com bebés, para assegurar que os mais pequenos respiram um pouco de ar fresco.

Depois de um longo dia, sabe bem uma boa noite de sono, sobretudo tendo esta vista. O segundo dia começou com muito café e um bom pequeno-almoço. Também fizemos algumas sandes para o caminho, porque sabíamos que não íamos passar por nenhum sítio para comer durante algumas horas.

Alguns de nós fizeram uma sesta e outros ficaram a brincar; duas boas opções…

Não resistimos a parar aqui para explorar um pouco. Neve em pleno verão? Não pudemos subir a montanha, mas partimos numa pequena aventura. Os melhores momentos são passados quando estamos em movimento.

É tudo uma questão de contrastes, não é? Uma excelente viagem (que provavelmente fará à mesma) é pesquisar muito antes da viagem, para saber onde vai e conhecer um pouco da história da região. Assim, se as crianças se fartarem dos audiolivros e da música, poderá distraí-los com histórias sobre os sítios que visitaram ou que ainda vão visitar.

Apertem os cintos, porque vamos para casa. Esta viagem de carro foi fantástica, uma verdadeira aventura para todos. É tão fácil… e ter a liberdade de parar onde queremos é algo maravilhoso. É verdade que não viajámos até ao fim do mundo, mas as grandes aventuras também podem ser breves.