Duas famílias fazem-se à estrada na Noruega. Esperam-lhes muitos planos para pequenas aventuras em automóvel. Acompanhe-os!

Parte 5: Pequenas aventuras e grandes escapadas

(e como esticar as pernas da forma certa)

A frase “a vida é a viagem e não o destino” é bastante acertada, pelo menos aplica-se perfeitamente à nossa viagem. Tínhamos alguns planos sobre onde parar e o que fazer no caminho, mas há sempre o “tenho de fazer xixi” e o famoso “já chegámos?”, ao longo de todo o caminho. Isso força as pausas que, na verdade, podem ser muito boas (e não apenas para as crianças)!

Se, tal como a nossa família, tem filhos que vão levantar cada pedra que virem para procurar insetos ou escalar todas as montanhas, então está com sorte. Todos os descansos que fizer serão uma pequena aventura, sem necessidade de planear tudo. Os melhores momentos fazem-se durante o caminho, não é verdade?

A nossa viagem também incluiu vários passeios de ferry, que foram um grande descanso para todos. Era uma coisa diferente para fazer e ver… e apanhar um pouco de ar fresco! Além disso, se estiver a viajar de carro com um bebé, deve fazer pausas em intervalos de 30-60 minutos (e ainda mais frequentemente quando viajar com um bebé recém-nascido ou prematuro), só para assegurar que tenha o máximo de ar fresco e movimento possível.

O curioso George no ferry com o pai. Esta é a sua oportunidade de contar aos seus filhos sobre aquele monstruoso animal marinho que vive no fundo do fiorde…

Parar para lanchar ou almoçar é fundamental! Nós tínhamos sandes e fruta connosco. Também comprámos gaufres e gelado num café acolhedor que encontrámos. Isto dá energia suficiente para mais algumas horas na estrada!

Uma paragem na praia foi um grande sucesso! Tínhamos trazido algumas pequenas coisas connosco, como o material de pesca das crianças e pequenos barcos de madeira para brincar. E mantivemo-nos ocupados a apanhar caranguejos e a fazer corridas com aqueles pequenos barcos. E o pai até nadou…

Aproveite o facto de estar a viajar com outra família com filhos. Deixe-os soltos assim que encontrar um lugar de estacionamento seguro, para que eles possam correr livremente e fazer praticamente o que quiserem. Quando estiver pronto para enfrentar a estrada novamente, o cansaço até pode fazer as crianças dormir algumas horas no carro.

Lista de verificação BeSafe:

  • Se estiver a viajar com um bebé, tenha em conta que deve fazer pausas frequentes (em intervalos de 30-60 minutos, ou ainda mais frequente quando se trata de um recém-nascido ou prematuro).
  • Use este factor a seu favor e pense em algo que lhe irá proporcionar uma pequena aventura e ar fresco.