Quando os produtos da BeSafe são testados, destacam- se muitas vezes ficando no topo, e tal é fantástico. Contudo, o mais importante para nós não são os resultados destes testes simples de consumidores; nós mesmos, necessitamos de saber que estamos a fazer as cadeiras mais seguras possíveis de fabricar. Caso não seja possível de acontecer, então nunca ficaremos satisfeitos. A BeSafe coloca como prioridade máxima a segurança. A segurança das cadeiras das nossas crianças é sujeita a testes muito rigorosos, com o intuito de podermos garantir a melhor protecção nas viagens de carro. Ficamos ainda mais orgulhosos quando as cadeiras auto de criança da BeSafe vencem nos testes onde a segurança é a prioridade.

Testes internacionais de cadeiras auto para crianças

Todas as cadeiras BeSafe são testadas pela ADAC

Os testes a cadeiras auto para crianças são conduzidos pela International Consumer Research & Testing (ICRT) (Investigação e Testes para o Consumidor) em conjunção com a ADAC, a associação automóvel alemã. A BeSafe aspira a que os testes a produtos de consumo sejam mais fáceis de entender pelo consumidor. Todas as cadeiras BeSafe são testadas pela ADAC antes da sua introdução no mercado. Os testes conduzidos por esta organização são mais rigorosos do que os testes normais a cadeiras auto a que todos os fabricantes são sujeitos. Apresentamos abaixo uma explicação de como os testes são conduzidos.

Como é que a ICRT realiza os testes a cadeiras auto para crianças?

Segurança

Os testes de colisão efetuados pela ADAC são mais rigorosos do que os testes a que as cadeiras são sujeitas para a homologação de tipo na Europa (ECE R44). As colisões frontal e lateral são os elementos mais importantes do teste. Contudo, a construção da cadeira constitui igualmente um fator importante.

O primeiro teste avalia a facilidade com que o cinto de segurança é guiado através das diversas fendas por onde tem que passar. De seguida, é testada a estabilidade lateral, com a cadeira corretamente instalada. Muitas vezes, neste ponto, as cadeiras ISOfix obtêm melhores classificações do que as desprovidas do sistema.

Facilidade de utilização e conforto

Desde 2011 que é dado mais ênfase ao conforto da criança. São avaliadas a posição sentada e o espaço disponível. É também feita uma avaliação do espaço que a cadeira ocupa dentro do automóvel.

Durante esta parte do teste, as cadeiras são instaladas em muitos tipos diferentes de viaturas, tanto nas partes laterais dos bancos como no centro. Os critérios dos testes são avaliados tanto pelos especialistas como pelos pais. Nestas partes dos testes, são usados manequins de testes e crianças reais.

Risco de uso incorreto de uma cadeira auto para crianças:

Cadeira instalada incorretamente no automóvel

Criança incorretamente presa à cadeira

Fixação da criança à cadeira e sua remoção:

É fácil/difícil prender convenientemente a criança na cadeira?

É fácil/difícil libertar e retirar a criança posteriormente?

Instalação da cadeira auto:

Qual o grau de dificuldade de instalar/ajustar a cadeira corretamente no automóvel?

Ajuste da cadeira ao tamanho da criança:

Qual o grau de facilidade de ajustar a cadeira à medida que a criança cresce, ou de a ajustar a outra criança?

Manual do utilizador:

Qual o grau de facilidade de compreensão do manual do utilizador?

Espaço para a criança na cadeira auto:

Qual o espaço proporcionado à criança quando esta está corretamente presa à cadeira? (Apoio da cabeça, espaço na cadeira)

Dimensões da cadeira auto:

Qual o espaço real ocupado pela cadeira no automóvel, quando corretamente instalada?

Posição sentada:

Qual a ergonomia da posição sentada e da posição deitada quando a cadeira está corretamente instalada?

Conforto:

Que apoio é dado às coxas e às pernas da criança?

O assento está bem almofadado?

Qual a qualidade da vista de que a criança beneficia, quando convenientemente presa a uma cadeira instalada corretamente?

Limpeza e acabamento:

Qual o grau de facilidade de limpeza da cadeira?

Qual o grau de facilidade de remoção e lavagem da capa da cadeira?

Qual o tipo de acabamento da cadeira e qual a impressão geral sobre a sua qualidade?

Materiais

A ICRT testou as cadeiras no que toca a materiais nocivos e indesejáveis. Este critério tem pouca expressão. Contudo, se o resultado for fraco, a classificação global da cadeira será afetada.

Explicação dos testes e das homologações

ECE R44 04

é uma norma europeia de homologação. As cadeiras auto para crianças são testadas em colisões frontais a 50 km/h e em colisões traseiras
a 30 km/h usando manequins de testes de colisão e instrumentos de medição concebidos para analisar o grau de proteção que a cadeira confere ao manequim. Todas as cadeiras auto para crianças à venda na Noruega têm que receber a homologação ECE R44 03 ou ECE R44 04.

ADAC

é uma organização que representa os interesses dos proprietários de automóveis na Alemanha e que organiza os testes de cadeiras auto para crianças. Estes são cerca de 50% mais rigorosos, ou estipulam requisitos mais estritos do que a norma ECE R4404. Nestes testes, 50% da ênfase é colocada nos resultados de colisões, enquanto que os restantes 50% abordam, entre outros temas, a facilidade de utilização, o conforto, as instruções de utilização e os métodos de instalação. Os resultados mais fracos são os aplicáveis. São realizadas colisões frontais e laterais. Tal é particularmente importante, uma vez que as crianças podem sofrer ferimentos muito mais graves em colisões laterais do que em colisões frontais.

Stiftung Warentest

é a associação de consumidores alemã. Esta organização administra e realiza testes em nome da International Consumer Research and Testing (ICRT). A Stiftung Warentest realiza os seus próprios testes em colaboração com a ADAC. Estes são conduzidos usando colisões frontais à velocidade de 64 km/h e colisões laterais. Por seu lado, a ECE R44 prescreve apenas colisões fontais e traseiras.

Plus test

A VTI e a NTF introduziram o Plus Test na Suécia em 2009. Este teste outorga um selo de qualidade para cadeiras

suficientemente boas para serem recomendadas na Suécia. O Plus Test inclui requisitos rigorosos ao ponto de nenhuma cadeira virada para a frente ser capaz de os satisfazer. A lógica subjacente é a de que nenhuma criança a usar uma cadeira aprovada sofra quaisquer ferimentos graves/potencialmente mortais em caso de colisão.

Relatório do Consumidor

As associações de consumidores europeias são membros da ICRT e publicam os seus próprios relatórios de testes. No entanto, estes são cópias dos testes da Stiftung Warentest e da ADAC, ainda que publicadas numa diferente configuração. Um exemplo é o da WHICH?, do Reino Unido.


Resultado de Testes BeSafe

Stiftung Warentest

  • 06/2014 iZi Kid X3 ISOfix Posição Topo grp 0/1; Bom
  • 05/2014 iZi Go X1 ISOfix Bom
  • 06/2012 iZi Up X3 Fix Bom
  • 06/2011 iZi Kid X3 ISOfix Vencedor do Teste grp 0/1; Bom
  • 06/2011 iZi Comfort X3 ISOfix Vencedor do teste grp 1; Bom
  • 11/2011 iZi Go Vencedor do Test grp 0+; Bom
  • 06/2009 iZi Kid X1 ISOfix Vencedor do Teste grp 0/1; Bom
  • 06/2009 iZi Up X2 Bom
  • 06/2007 iZi Sleep Bom
  • 06/2007 iZi Comfort X1 ISOfix Bom

ADACChild_Car_Safety_Test_ADAC

  • 06/2012 iZi Up X3 Fix Bom
  • 06/2011 iZi Comfort X3 ISOfix Vencedor do Teste grp 1; Bom
  • 11/2011 iZi Go Vencedor do Teste grp 0+; Bom

TCS (Swiss Automobile Club)

  • 05/2011 iZi Combi X3 ISOfix Recomendado
  • 05/2011 iZi Comfort X3 ISOfix Altamente Recomendado
  • 05/2011 iZi Kid X3 ISOfix Altamente Recomendado
  • 05/2007 iZi Sleep Altamente Recomendado
  • 05/2007 iZi Comfort X1 ISOfix Altamente Recomendado
  • 05/2007 iZi Comfort X1 Recomendado

Auto Motor and SportChild_Car_Safety_Test_Automotor

  • 05/2014 iZi Plus Recomendado
  • 11/2011 iZi Go Recomendado
  • 03/2010 iZi Combi X2 Recomendado

WHICH?

  • Spring 2011 iZi Kid X3 ISOfix Melhor Compra
  • Spring 2011 iZi Combi X3 ISOfix Melhor Compra
  • Autumn 2011 iZi Go Melhor Compra
  • 2009 iZi Sleep Melhor Compra

Plus test

  • 2015 iZi Kid X2 i-Size Nível muito alto de segurança
  • 2014 iZi Kid X1 i-Size Nível muito alto de segurança
  • 2013 iZi Plus Nível muito alto de segurança
  • 2010 iZi Kid X3 Nível muito alto de segurança
  • 2010 iZi Kid X3 ISOfix Nível muito alto de segurança
  • 2009 iZi Kid X1 ISOfix Nível muito alto de segurança
  • 2009 iZi Kid X2 O primeiro a ser aprovado pelo Plus TestChild_Car_Safety_Test_Which

EURO NCAP

  • 2013 iZi Kid X3 ISOfix Recomendado
  • 2013 iZi Combi X3 ISOfix Recomendado

Prémios de design

Prémio de inovação para bebé

  • Vencedor do teste 2013 BeSafe Pregnant iZi Fix, categoria “Protecção”

Prémios de design IF

  • 2008 iZi Sleep Vencedor do teste
  • 2008 iZi Up X2 Vencedor do teste

Prémio do design Ponto Vermelho
Child_Car_safety_Test_RedDot

  • 2015 iZi Modular Vencedor do teste
  • 2010 iZi Comfort X3 Vencedor do teste
  • 2007 iZi Sleep Vencedor do teste

Prémio para Design de Excelência

    • 2008 iZi Up X2 Vencedor do teste
    • 2007 iZi Sleep Vencedor do teste

BeSafe em combinação com carrinhos

A BeSafe iZi Go são compatíveis com uma série de carrinhos, usando os adaptadores Maxi Cosi

A BeSafe optou por testar a BeSafe iZi Go X1 em combinação com vários carrinhos, para aferir a conformidade com a norma europeia EN 1888*.

Uma vez que os carrinhos podem ser combinados com alcofas, unidades de cadeiras ou cadeiras auto para bebés (grupo 0+), a EN 1888 regula também todas estas combinações. Se uma combinação de um determinado tipo de carrinho com uma cadeira auto específica apresentar conformidade com a EN 1888, será considerada como segura para uso.

A BeSafe testa a estabilidade, a robustez da conexão e a durabilidade do carrinho e da cadeira auto

No programa de testes, a combinação é ensaiada, por exemplo, em matéria de estabilidade, robustez da conexão e durabilidade, tanto do carrinho como da cadeira. Não é suficiente avaliar simplesmente se a cadeira se ajusta aos adaptadores do carrinho, uma vez que a estabilidade ou a durabilidade da combinação poderão não ser suficientes.

Combinações de carrinhos e cadeiras auto

A BeSafe publica  uma lista de carrinhos, contendo informações sobre todas as combinações de carrinhos e cadeiras testadas e aprovadas. Pode encontrá-la numa etiqueta pendente fixada ao produto. A lista mais recente de carrinhos está publicada aqui:

Lista de carrinhos para a BeSafe iZi Go X1

O carrinho não consta da lista?

Se um carrinho não constar da lista, poderá ser porque a combinação não foi (ainda) testada, ou não foi aprovada. Neste caso, solicite à BeSafe informações adicionais.

A BeSafe e os fabricantes de carrinhos

A BeSafe colabora com os fabricantes de carrinhos na definição dos testes. Em caso de aprovação, o fabricante dos carrinhos poderá também disponibilizar esta informação na sua própria documentação e materiais de comunicação.

*A EN 1888 é a norma europeia, instituída em 2003, que regula os requisitos aplicáveis aos carrinhos de bebé.